Sugestões para oferecer ou para ler...


quarta-feira, 5 de setembro de 2012

"VIDAS SEM DEFESA"

Um livro que não é um romance, nem uma história daquelas bonitas que nos fazem sorrir... é antes o que eu chamo de um "livro técnico" que nos faz perceber como funcionam as nossas forças policiais em casos de desaparecimento de crianças, como funciona a nossa justiça comparativamente à justiça de outros países, sendo que ainda tem óptimas dicas e chamadas de atenção para pais e educadores.
Embora não seja uma história agradável de se ler, é um livro que faz sempre falta ser lido.
Todos sabemos que os direitos fundamentais das crianças são diariamente violados ou menosprezados em todo o mundo. Mas também neste cantinho aprazível da Europa, a que chamamos Portugal, todos os dias há crianças raptadas, maltratadas, abusadas, exploradas, abandonadas, vítimas de maus-tratos físicos e psicológicos. E há crianças que desaparecem.
Neste livro, que reúne um acervo documental importantíssimo sobre a investigação do desaparecimento de crianças a nível internacional, Gonçalo Amaral, uma das vozes que mais sabe e tem levado a sério o combate ao desaparecimento de crianças vítimas de maus-tratos e de negligência no nosso país, constrói uma obra que se imporá como referência para pais, investigadores e todos aqueles que acham necessário falar e, sobretudo, agir para que estas frágeis vidas não fiquem sem defesa.
Inclui um guia para pais, educadores e responsáveis de crianças desaparecidas ou raptadas e um guia de investigação criminal da fase crítica do rapto de crianças.
Notas sobre o autor:
Gonçalo Amaral nasceu na aldeia de Torredeita, perto de Viseu. É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito de Lisboa.
Desempenhou a função de coordenador de investigação criminal da Polícia Judiciária. Ao longo da sua carreira investigou casos que envolvem crimes contra pessoas indefesas, adquirindo uma vasta experiência, que lhe permite um olhar crítico e construtivo sobre a problemática do desaparecimento e rapto de crianças.
Coordenou o livro Justiça e Delinquência e é autor de Maddie, A Verdade da Mentira e A Mordaça Inglesa.
Actualmente é convidado regular em programas de televisão relacionados com casos de investigação criminal e colabora com jornais de âmbito regional e nacional sobre a mesma temática.
É ainda participante habitual em seminários e conferências.