Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 14 de julho de 2012

"DESISTIR NÃO É OPÇÃO"

Há uma regra que impus a mim própria, há muito tempo, quanto à leitura dos livros, que é nunca ler dois livros ao mesmo tempo nem interromper um para começar outro (a não ser que seja para o colocar definitivamente de parte).
Mas quebrei a regra graças à minha amiga J., que comprou este livro e, ao terminar de lê-lo, falou dele de uma forma tão emocionada, que eu não resisti e tive que lhe pedir emprestado para o ler de seguida.
É uma história de coragem que se lê de um fôlego... nenhum pai deveria conhecer a morte de um filho, é contra a natureza, mas infelizmente é um facto que acontece muitas vezes... aqui está presente a forma corajosa como este pai fala e enfrenta a morte do filho, que tão precocemente lhe foi "levado".
Certo dia na praia, quando um casal de desconhecidos lhe perguntou a idade, o Paulinho disparou apressado: "Tenho sete anos." Mas não tinha, era uma mentira inocente de criança, que a um mês do aniversário queria impressionar... Ao lado, o pai fingiu não ouvir, com um sorriso nos lábios. Naquele momento, debaixo de um sol radioso, ao ouvir o barulho das ondas, Paulo Sousa Costa desfrutava apenas do despreocupado amor pelo filho, no último dia de praia que passariam juntos.
O Paulo não sabia, nunca poderia imaginar, que o seu filho não chegaria a fazer sete anos. Ao anjinho louro, de cabelo encaracolado, sobravam apenas 15 dias de vida. Num dia estava bom, no outro tinha sido levado por uma leucemia fulminante.

Desistir Não é Opção é uma história de amor. De um menino que foi amado desde o dia em que foi concebido, a milhares de quilómetros de distância, numa Nova Iorque de sonho. É a aventura de um pai e de um filho que cresceram juntos, e se separaram abruptamente. E é o caminho que fizeram até se despedirem, os passos que deram, a vontade que os unia de subir até ao ramo mais alto da árvore, de vencer a próxima corrida de karts. E de nunca, mas nunca desistir.
O que o Paulo ensinou ao filho foi o que ele teve de aprender da pior maneira possível. Teve de obrigar-se a superar a dor indizível de perder um filho. E, em memória do anjinho louro, o pai assinou a sua própria "sentença de vida", prometeu a si próprio levantar-se e viver. Porque, como costumava dizer ao Paulinho sempre que ele enfrentava um obstáculo, Desistir Não é Opção.
Notas sobre o autor:
Paulo Sousa Costa nasceu em Angola, tendo-se mudado na altura da descolonização para o Brasil, onde viveu durante quatro anos. Estudou Direito e Marketing mas foi ao jornalismo que dedicou grande parte da sua vida profissional. Trabalhou em diversas publicações e foi o director fundador da edição portuguesa da revista Men's Health, onde trabalhou durante oito anos. Nesse período acumulou as funções de editor residente no departamento Internacional do grupo norte-americano Rodale, razão que o levou a viver nos Estados Unidos da América. Depois de ter tido uma primeira experiência em televisão como um dos apresentadores do programa Eles Sobre Elas na SIC Mulher, tem colaborado frequentemente com o mesmo canal, sendo o autor e apresentador da rubrica Faça Como Eu, exibida no programa Mais Mulher.
Iniciou-se no teatro na equipa de produção do musical Os Produtores de Mel Brooks e é neste momento o produtor das peças Os 39 Degraus e A Verdadeira História da Cigarra e da Formiga. Actualmente vive no Estoril.