Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 24 de dezembro de 2011

"TESTEMUNHO"

Nunca tinha lido nada desta autora, mas confesso que não gostei muito deste livro, achei a escrita algo confusa, os capítulos pulando de uma personagem para a outra, a história avançando e recuando frequentemente.
O enredo em si é simples: uma gravação feita numa escola e a forma como o seu conteúdo pode arrasar a vida das pessoas nela envolvidas, bem como dos seus familiares.
E agora... deixem-me arrumar este livro na estante e arranjar lugar para mais porque, ou muito me engano, ou tenho pelo menos dois livros embrulhados debaixo da árvore de Natal... eh eh eh. Bom Natal e boas leituras para todos.
Uma pequena cassete de vídeo chega às mãos do director da conceituada Academia de Avery - uma catástrofe de proporções que ninguém será capaz de prever. Mais chocante do que os actos sexuais nela gravados é o facto de terem sido protagonizados por três rapazes com idades compreendidas entre os dezoito e os dezanove anos e uma rapariga de apenas catorze.
Qual caixa de Pandora, a gravação desencadeia uma tempestade de vergonha e recriminação que se abate sobre a pequena comunidade, revelando uma intricada teia de segredos e mentiras. Homens e mulheres, adolescentes e adultos envolvidos no escândalo tentam decifrar os acontecimentos daquela noite e os seus efeitos. Mike Bordwin, o director, quer a todo o custo conter o escândalo e salvaguardar a reputação da escola; Silas Quinney, um popular aluno, sofre as consequências dos seus actos, enquanto Anna, a mãe, enfrenta as suas próprias faltas; e Sienna, uma jovem enigmática e perturbada, não olha a meios para esconder o seu passado.
As imagens reveladas suscitam mais perguntas do que respostas. Como foi possível tal comportamento no seio de um ambiente tão selecto? Quem é culpado e quem é inocente? Podem as consequências de um acto imprudente ser travadas ou o futuro de todos os envolvidos será irremediavelmente destruído?
À medida que o coro de vozes se levanta, revela-se a surpreendente verdade sobre os acontecimentos daquela noite, e as vidas de todos os envolvidos serão transformadas para sempre.
Notas sobre a autora:
Natural do Massachusetts, onde ainda hoje reside, Anita Shreve formou-se na Tufts University, foi professora e acabou por enveredar pelo jornalismo após uma das suas histórias ter ganho o O. Henry Prize, em 1975, escrevendo então artigos para as revistas como a Quest, Us e Newsweek. Mais tarde, publicou dois livros de não-ficção a partir de artigos publicados na The New York Magazine. Em 1989 abandonou o jornalismo e dedicou-se apenas à literatura, alcançando um enorme sucesso internacional - as suas obras venderam já mais de 7 milhões de exemplares em todo o mundo. Em 1998, recebeu o PEN/L.L. Winship Award e The New England Book Award para ficção.
Em Portugal foram já publicados os seus romances A Praia do Destino, Luz na Neve, Tudo O Que Ele Sempre Quis, Casamento em Dezembro e A Casa na Praia.
Para mais informações sobre a autora podem consultar o seu site oficial www.anitashreve.com