Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 4 de junho de 2011

"PRECIOUS - A FORÇA DE UMA MULHER"

Mais um livro acabado de ler e pronto a arrumar na estante. Este livro tinha vindo juntamente com uma revista (já não me lembro qual) e já há bastante tempo que o tenho em casa.
Já tinha ouvido falar muito no filme baseado nesta obra. Como nunca vi o filme, resolvi ler o livro que estava mesmo "à mão de semear"...
Embora a escrita seja algo "violenta", retrata bem muitos dos casos da nossa sociedade actual e faz-nos perguntar: quantas míudas como a Precious não existirão por esse mundo fora?
Esta é a história de Claireece Precious Jones, uma jovem de 16 anos, igual às outras raparigas da sua idade em muitas coisas.... mas muito singular noutras: Claireece é obesa, analfabeta, foi vítima dos abusos sexuais do seu pai, do qual teve uma filha, e é maltratada psicologicamente pela sua mãe. Quando Precious, após outra violação, fica novamente grávida, é expulsa da escola e começa uma nova educação num centro especial para casos extremos... e a sua vida mudará para sempre.
Poucos filmes causaram tanta comoção nos festivais de Sundance e de Cannes de 2009 como "Precious" de Lee Daniels, no qual as interpretações da recém-chegada ao grande écran Gabourey Sidibe no papel de Precious e Mo'Nique no da sua abusiva mãe foram celebradas pela crítica e arrasaram em todos os prémios do ano.
Notas sobre a autora:
Ramona Lofton, também conhecida pelo pseudônimo Sapphire, é uma poeta e artista performática nascida na Califórnia e integrada na cena novaiorquina desde o final dos anos 1980. "Precious - A Força de Uma Mulher" é seu único livro de ficção, a versão criativa de sua experiência como atendente num abrigo para mulheres do Harlem, e foi publicado às custas da própria autora, sem grande repercussão. Foi preciso o endosso de uma poderosa agente literária algum tempo depois para que ele fosse lançado comercialmente, criando um dos maiores frisson literários de 1996.