Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 27 de agosto de 2009

LAPAS DE MOLHO AFONSO

Adoro lapas... é que adoro mesmo!
E já por diversas vezes vos mostrei pratos confeccionados com lapas, se bem que a minha forma preferida de as consumir continue a ser ao natural - ou seja cruas - de preferência apanhá-las e ir logo comendo em cima das rochas (o que faz com que por vezes os turistas estrangeiros que andam pela praia fiquem a olhar para mim com uma cara enojada... lol).
Para variar o consumo de lapas ao natural procurei nos livros que tenho em casa e no livro "Tesouros da Cozinha Tradicional Portuguesa" encontrei esta receita que me pareceu bem... digamos que é uma espécie de fricassé de lapas.
1kg de lapas
1 cebola grande
3 dentes de alho
1dl de azeite
1 ramo de salsa
1 colher de sopa de manteiga
1 gema
1 limão
pimenta q.b.

Com a cebola, os alhos e a salsa picada, o azeite e a manteiga faça um refogado temperando com pimenta.
Junte as lapas já limpas e quando levantar fervura retire-as do lume para não endurecerem.
Desfaça as gemas e o sumo de limão no molho e sirva.
Nota: antes da confecção as lapas devem ser previamente escaldadas para que lhes sejam retirados os miolos.
Há um ano atrás falei-vos de: Crepes de Legumes

13 comentários:

  1. Olá, Risonha!

    Eu não conhecia as lapas. Achei muito interessante!
    Vasculhei o seu Blog e encontrei uma foto, que você postou, das lapas ao natural.
    São, então, uma espécie de molusco, certo?
    Beijos!

    ResponderEliminar
  2. Também adoro lapas e esse molho parece delicioso, manda-me um pratinho.

    ResponderEliminar
  3. Também "descobri" as lapas nestas férias.
    Esta deve ser uma forma saborosa de as comer!!!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Nunca comi, mas cruas!!!????, não são enjoativas?

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Acreditas que nunca comi lapas? Mas a ideia de tu a comeres as bichinhas cruas e vivas nas rochas, faz-me um bocadinho de impressão...lol!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  6. Aqui nos Açores comem-se muito! Há quem as vá apanhar e as coma cruas, mas dessa maneira nunca experimentei, não vão elas agarrarem-se ao meu estômago!! LOL
    Também se faz arroz de lapas que é muito saboroso. Na Graciosa, há alguns anos, comi uma caldeirada de peixe que levava lapas.Mas o que eu gosto mesmo MUITO, é de lapas grelhadas, com alho, manteiga e limão. São uma maravilha! Amo de paixão este prato! E depois, ir molhando pãozinho no molho!! Ai, ai! Até já tou com água na boca!! :)

    ResponderEliminar
  7. Cá nos Açores cozinha-se muito lapas, normalmente são grelhadas e regadas com molho de manteiga, alho e malagueta :)

    ResponderEliminar
  8. amiga..não sei nem o que é lapas..talvez conheça por outro nome aqui no Brasil!mas..já sendo fruto do mar e com esse molho..dve ser uma delicia..amo frutos do mar!mas..come-los crú?..rss..eu não como!!não como comida japonesa tipo :sushi...por não comer peixe cru..mas..êsse seu ai..deve ser delicioso..deu agua na boca..bjus..

    ResponderEliminar
  9. Ola Risonha :-)
    O meu reino por um pratinho de lapas. Adoro lapas e ha tantos anos que nao como. Eu costumava fazer um arroz de lapas que modestia a parte era sempre muito gabado. Eu tambem costumava come-las cruas, encarrapitada nas rochas era apanha-las e come-las.Em Porto Covo eram enormes. A minha filha mais velha ainda hoje o faz para espanto dos amigos. Pena que aqui onde moro nao as haja, nem sequer mar mar quanto mais ...
    Beijinhos.
    Aprendiza de Cozinheira

    ResponderEliminar
  10. nunca comi lapas mas o teu pratinho tem bom aspecto.

    ResponderEliminar
  11. nunca provei lapas... grande falha... mas deve ser bom... mas tem de ser cozinhadas, assim de fricasse ate é ima boa ideia.
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Ui essas lapas assim devem ficar divinais!! Que aspecto magnifico!! :p

    ResponderEliminar
  13. é a comida mais ancestral e o proprio sabor remete a isso, lapas, ostras, conquilhas cruas ou com limao, todas geniais ao natural

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....