Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 5 de julho de 2009

PERCEBES AO NATURAL - "BROWN DAY"

Andei a dar voltas e mais voltas à minha imaginação para pensar no que apresentar neste "Dia Castanho", iniciativa da Mary, agora no blog Delícias e Talentos... a única coisa que me vinha à cabeça era chocolate.
Até que me ofereceram uns percebes e quando os estava a cozer olhei para dentro do tacho e pensei "Até que têm um ar acastanhado... é isso mesmo!!!"
Por isso aqui fica a minha participação neste dia dedicado à cor castanha: um marisco típico da minha terra, apanhado nas falésias de Sagres e vindo directamente para a minha mesa... marisco este que eu infelizmente não posso comer pois sou alérgica, mas que a minha filha e o meu marido adoram.
Nada mais fácil do que preparar os percebes (ou perceves como muitos insistem em chamar):
colocar os percebes num tacho, cobrir com água, deitar uma pitada de sal (não é preciso muito pois o marisco já é naturalmente salgado) e levar ao lume.
Assim que levantar fervura apagar o lume, sacudir o tacho para dar volta aos percebes (esta parte fica sempre a cargo do meu marido), aguardar 5 minutos, escorrer a água e servir, acompanhado de pão torrado e uma cerveja bem fresquinha.
Para quen não conhece nem nunca comeu, aqui fica o aspecto de um percebe por dentro... há quem diga que este marisco é melhor que lagosta... lol!
Não sei se era deste "castanho" que estavam á espera... digamos que é uma espécie de castanho marinho.... eh eh eh... espero que tenham gostado.
Podem encontrar mais informações sobre o percebe aqui.

23 comentários:

  1. Bem, eu nunca provei, mas um dia faço o gosto ao dente, como adoro marisco, deve gostar...
    Bela sugestão! Happy Brown Day! :)

    ResponderEliminar
  2. Zézinha,
    Eu adoro percebes e há anos que não os como, agora fiquei com umas saudades...
    Bjs
    Moira

    ResponderEliminar
  3. Perfeito conterrânea!! Excelente escolha!
    bjcas

    ResponderEliminar
  4. Eu nunca comi disso e, para ser sincera, acho que o aspecto deixa muito a desejar mas acredito piamente que deve ser melhor que lagosta. Então o que se come é o que está na foto do lado direito?

    ResponderEliminar
  5. Olha, eu adoro esse castanho!
    Com uns fininhos bem fresquinhos, nesta época é dos castanhos o que me cai melhor!
    Espero que a ti também te tenham sabido bem ! Boa proposta!:)

    ResponderEliminar
  6. Risonha, quem haveria de se lembrar desta iguaria! Há muito tempo que não como percebes, mas isso bem fresco (já comi uns duros que estavam do horror) é do melhor! É como "comer" mar:)

    ResponderEliminar
  7. Foi uma escolha magnífica para o dia castanho, o meu marido é fã desse marisco (eu nem por isso).

    Parabéns!

    Bjinho

    ResponderEliminar
  8. Nunca provei, mas como tenho família no Algarve já ouvi falar muito desta iguaria. Tenho que experimentar.

    ResponderEliminar
  9. muito bem pensado!!! nada mais apetecível e leve para estes dias mais quentes!
    beijos

    ResponderEliminar
  10. Mas que belo petisquinho...nunca comi, mas fiquei tentada. Jinhosssssssss

    ResponderEliminar
  11. bem nunca comi isto!! bem deste voltas a cabeça e originaçlidade nao faltou!!

    ResponderEliminar
  12. bem esse é um marisco que nao vai mesmo!!!
    talvez pelo aspecto mas nao consigo come-lo.
    mbjs

    ResponderEliminar
  13. Acho que ia gostar pois amo frutos do mar.
    Bem interessante.

    bjs

    ResponderEliminar
  14. Cara Risonha

    Eu tb acredito que os percebes sejam um excelente petisco, mas não sei se seria capaz de comer esses bichinhos!! :):)

    Estou como a Ameixa a perguntar qual é a parte que se come... tb quase enfiei o nariz no ecran para ver bem os bicharocos.
    Se calhar se provasse não queria outra coisa, nunca se sabe...
    bjs

    ResponderEliminar
  15. Adoro ainda que não ache o melhor marisco do mundo como algumas pessoas dizem, mas é uma excelente ideia para o castanhito :-)

    ResponderEliminar
  16. Risonha, nunca comi, mas se é marisco vou gostar concerteza.
    É um castanho com sabor a mar.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  17. E chamas-me tu rainha do mar, lol!
    Nunca comi estes percebes, logo eu que adoro mariscos. Também, até agora, não saberia como arranjá-los...
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  18. Estando longe do mar não é costume aparecer por aqui nas peixarias. Das minhas idas aos mercados na sférias da praia dá ideia que é o marisco com mais perfume a mar.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  19. Que visão maravilhosa! Adorei!
    Bjs

    ResponderEliminar
  20. Que maravilha, só comi uma vez e gostei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Eu não aprecio percebes mas o meu namorado adoraaaa!! :P

    ResponderEliminar
  22. Olá Risonha! Ja conheço este blog a bastante tempo, ADORO! mas hoje decidi ca vir tornar-me segidora dado q tenho um blog a pouco tempo!! ADOROR isto que aqui tem!! È MESMO BOM.....

    beijinhos e parabens pelo Blog!

    ResponderEliminar
  23. E espetacular eu adoro percebes mas quando provei fervidos fiquei absolutamente apaixonada.... muito bom... estou a comelos em viana do castelo agora mesmo....

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....