Sugestões para oferecer ou para ler...


domingo, 4 de janeiro de 2009

"UMA VIDA NORMAL"

Mais uma contribuição para a Academia dos Livros...
Vocês devem estar a pensar "Outro livro já lido? Mas ainda no dia 01 ela começou a ler este livro e já o terminou?"
Pois é... este livro é tão envolvente e tão lindo, que se lê de um fôlego.
Uma história verídica de um jovem que, quis o destino (por razões ainda hoje desconhecidas) que nascesse sem mãos e sem pernas.
Graças a Deus que o Paulo Azevedo nasceu no seio de uma família especial, que sempre o tratou como qualquer outra criança, nunca o escondeu do mundo e fez tudo para que ele se tornasse uma pessoa autónoma.
Este é um livro que todos deveriam ler, este jovem é um exemplo de força e coragem e uma lição de vida para todos nós.
Não vos vou falar mais sobre o livro... espero que o comprem (ou peçam emprestado a alguém) e depois digam-me se eu tenho ou não razão.
Paulo Azevedo nasceu no dia 29 de Outubro de 1981.
Sem aviso, e após uma gravidez de oito meses, a ainda adolescente Clara via-se com um filho diferente nos braços. O bébé não tinha mãos nem pernas e os médicos não auguraram nada de bom.
O choque foi tremendo. Mas a fé, a coragem e determinação foram maiores.
Sem mãos e sem pernas, Paulo tem hoje uma vida normal.

Notas minhas: sou membro participativo de um boletim mensal (ou jornal, como eu lhe prefiro chamar) pertencente às paróquias de Sagres, Vila do Bispo e Raposeira - o Boletim RVBS (podem ver aqui e aqui no blog do Padre Joel).
Tenho sempre 3 artigos a meu cargo. Um deles é o "Cantinho da Leitura" em que tenho que escolher um livro, mostrar a sua capa e falar um pouco dele.
Confesso que por vezes tenho alguma dificuldade em escolher o livro para o meu artigo, pois como leio (e já li) tantos e gosto de tantos, vejo-me aflita para escolher um para publicar.
Mas para a próxima publicação já não tenho dúvidas: o Boletim RVBS do mês de Fevereiro vai ter em destaque o livro do Paulo Azevedo, pois este livro merece ser divulgado ao maior número de pessoas possível.

Para ti Paulo Azevedo, deixo-te apenas um agradecimento por tudo o que me ensinaste com a mensagem que transmitiste no livro e deixo-te ainda os parabéns por teres conseguido realizar o teu sonho (o Paulo integra o elenco da novela "Podia Acabar o Mundo" da estação televisiva SIC).
Apenas peço um favor a quem conhecer o Paulo Azevedo pessoalmente: dê-lhe um abraço enorme da minha parte, ok?

8 comentários:

  1. São exemplos como este, que ajudam a que os nossos problemas se tornem bem mais pequenininhos...Obrigada por partilhar connosco estes livros.Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  2. Vou ver se o livro foi lançado aqui no Brasil ou se consigo encontrá-lo no amazon.com. Sem dúvida é uma ótima dica de leitura. Bjs.

    ResponderEliminar
  3. Olá Zézinha. Em tempos idos, tinha uma boa biblioteca onde não faltavam os grandes escritores portugueses. Não digo que os tenha lido todos porque alguns eram verdadeiros calhamaços e a vida profissional não me deixava muito tempo para me dedicar à leitura. Mesmo nos fins de semana... (não é desculpa, pode crer).
    Depois, dediquei-me à leitura de livros mas da área técnica em hardware, software, programação, linguagens, etc., e cada vez menos tinha tempo para ler um livro "normal".
    Hoje, embora afastado das lides profissionais, os livros técnicos continuam a ter primazia sobre os livros de escritores de romances e histórias ou outras obras literárias mesmo de grande envergadura.
    Mas tenho uns quantos livros que não dispenso, embora os tenha relido centenas, senão milhares de vezes e esses encontram-se ligados ao nosso modo de estar na vida, ao nosso bem estar, saúde, etc.. Também são livros técnicos mas de áreas mais para atirar para o espiritual.
    Por tudo isto, penso que não são só os romances ou obras literárias de escritores/autores conhecidos ou até desconhecidos, que enriquecem a nossa cultura pessoal. Toda a sabedoria adquirida através dos livros é uma injecção de cultura pessoal que devemos dar graças a Deus por termos a faculdade de a podermos assimilar, digerir e praticar.
    O Paulo Azevedo, que não conhecia até ao momento de ler este seu post, foi uma vítima de um acidente trágico - e acidentes não são só os que acontecem nas estradas ou em qualquer outros lados -, e pelo que relata, conseguiu ultrapassar as adversidades negativas dos defeitos com que nasceu. É de louvar. Mas e todos aqueles que nasceram sãos, perfeitos fisicamente e que por azar de terem nascido num tempo em que existia uma guerra colonial, vieram mutilados, extropiados e com a vida completamente arrazada sem ninguém que os ajude, principalmente quem deveria ter essa obrigação e nunca o fez. O Estado, pois claro! Mas isto são estórias de um outro rosário que muita gente evita falar e debater, uns por desconhecimento porque não viveram esses tempos, outros por interesses dúbios e partidarites agudas.
    Peço desculpa se fui longo demais no meu pensamento, mas quando começo a desbundar, sou uma chaga autêntica!
    Beijinhos e um resto de BFS.

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito deste teu post. Vi há uns tempos um programa (creio que na SIC) sobre o Paulo e achei-o um jovem cheio de força e determinação. Achei também que ele tem uma família maravilhosa, que o apoia e lhe dá força. Parabéns por este post, por partilhares connosco estas coisas. Achei maravilhoso.

    ResponderEliminar
  5. Risonha querida, feliz 2009!!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Esta mulher é imparável, está em todas.
    Jinhos amor da minha vida.

    ResponderEliminar
  7. Nada como um bom exemplo para começar o ano, não é?

    Um Bom ano para ti e para a tua família, muita saúde, paz, carinho, alegria e claro boas receitas!

    bjs

    ResponderEliminar
  8. Este rapaz é admirável mesmo, 1 exemplo em determinação e coragem.. Tenho de ler este :).. Obrigado pela recomendação...
    bjinhus

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....