Sugestões para oferecer ou para ler...


quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

ALHOS FRANCESES À POLACA

Gosto muito do sabor do alho francês (ou alho poró, como lhe chamam os nossos irmãos brasileiros). Mas este vegetal, que pertence à família das cebolas e dos alhos (outros que eu adoro) na minha casa é quase sempre consumido em sopa ou salteado.
Num destes dias quando fui às compras, os alhos franceses estavam em promoção e eu não resisti e trouxe uma grande quantidade deles para casa.
Como não me apetecia usá-los apenas em sopa, procurei uma receita onde os pudesse incluir, e no livro "Doze Meses de Cozinha" encontrei esta que dá um excelente acompanhamento para carnes grelhadas.
1 kg de alhos franceses
90gr de manteiga
1 ovo (usei 2)
sumo de limão
2 colheres de sopa de ervas aromáticas (usei ervas de Provence)
sal e pimenta q.b.

Arranje os alhos franceses deixando apenas a parte branca.
Lave-os impecavelmente e coza-os durante 30 minutos em água a ferver temperada com sal.
Coza os ovos durante 10 minutos a partir do momento de ebulição. Descasque-os e passe-os por água corrente, até estarem completamente frios. Pique-os.
Escorra os alhos franceses, parta-os ao meio, tempere-os com sal e pimenta e disponha-os em pilha num prato ou travessa. Conserve em local quente.
Derreta a manteiga em banho-maria, junte as ervas aromáticas, o ovo picado e o sumo de limão.
Deite este molho sobre os alhos franceses e sirva imediatamente.
Atrevem-se a experimentar???

12 comentários:

  1. muito bem minha querida risonha,jinhos querida amiga

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia amiga, geralmente também uso para saltear ou em sopa, a tua ideia foi óptima, beijocas.

    ResponderEliminar
  3. Eu atrevo-me a experimentar :)

    Belo acompanhamento e muito original.

    ResponderEliminar
  4. Que belo aspecto esses teus alhos, nunca comia assim, mas deve ficar muito bom. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Também só os costumo usar na sopa e refogados... Mas vou experimentar assim.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. alho frances, sinceramente nao e dos legumes que eu mais use, mas este teu acompanhamente tem um aspecto muito bom

    bjinhos

    ResponderEliminar
  7. Esta receita parece muito original e deve ter ficado deliciosa.Cá em casa os alhos franceses têm quase sempre o mesmo fim: a panela da sopa. Mas já os comi num "Cozido à Marroquina" e era uma delícia! Bjs. Bombom

    ResponderEliminar
  8. Miga sabes quem é a esquisitona, não sabes? lol
    Pois sou eu e mais não digo! lol

    ResponderEliminar
  9. Eu experimentava, apesar de nunca ter comido alho francês inteiro :)

    ResponderEliminar
  10. Hummmm madrinha acho que desta vez passo ;) Eu só os consigo comer na sopa ou disfarçados em salteado...

    beijocas grandes

    ResponderEliminar
  11. Bela receita para fazer os alhos franceses sem ser em sopa :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Zézinha, apesar de nem ser muito "esquisito" gastronomicamente falando, de gostar muito dos franceses (nem sei porquê...), essa não me atrevo, não! É que esses alhos não entram com o meu karma, palavra! Os normais até os como inteiros se for caso disso, agora esses???
    Disfarçadamente, de vez em quando lá os incluo numa ou outra receita, mas como esta?
    Mas que está com um aspecto formidável, disso não existem dúvidas!
    Beijinhos e não leve a mal esta minha "aversão" ao alho francês...

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....