Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 2 de dezembro de 2008

CALDO DE PEIXE COM CAMARÃO

O frio chegou mesmo para ficar... não sei como está na vossa zona, mas por cá arrefeceu tanto que anda toda a gente encolhida, com luvas e cachecol, a queixar-se que está frio e que só se está bem em casa.
Com um tempo destes apetece é sopas, cremes e caldos bem quentinhos para nos confortar.
Tendo eu pescada e camarão no congelador, lembrei-me de uma receita que tinha vista na revista "Saúde à Mesa" do mês de Outubro... apenas acrescentei à receita original ovos e pão torrado.
Ficou um caldo muito aromático que deu para nos aquecer à hora do jantar...

300gr de cherne (usei pescada)
1 cebola
2 dentes de alho
3 cenouras
600gr de chuchu
300gr de tomates-cereja
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de polpa de tomate
200gr de miolo de camarão
salsa q.b.
2 ovos
pão torrado q.b.
Arranje o peixe e leve-o a cozer em 1,2l de água. Decorrido esse tempo, retire o peixe e rejeite e pele e as espinhas. Lasque grosseiramente e reserve. Passe o caldo pelo passador de rede e reserve.
Descasque a cebola e os dentes de alho e pique-os finamente. Descasque as cenouras e os chuchus. Corte tudo em cubinhos. Lave os tomates e pique-os finamente.
Numa panela aqueça o azeite e junte-lhe a cebola e os dentes de alho. Deixe que a cebola fique douradinha e junte depois o caldo de peixe que reservou, as cenouras e o chuchu.
Deixe cozinhar durante 15 minutos. Decorrido esse tempo junte a polpa de tomate, o tomate picado e o miolo de camarão.
Deixe cozinhar por mais 15 minutos, adicione o peixe, deite os ovos para escalfarem e rectifique os temperos.
Polvilhe com salsa picada, retire do lume e sirva decorado a gosto, sobre fatias de pão torrado.
Informação da revista:
Quantidades para 4 pessoas
Calorias por dose = 254 Kcal
Interesse nutricional - rica em proteínas, selénio e fibras alimentares

18 comentários:

  1. Aí Jesus que maravilha de peixinho!! Fiquei babando!

    www.saboresdalica.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. que deliçia riusonha esta sopinha,maarvilha,jinhos minha querida

    ResponderEliminar
  3. Realmente com este frio esta sopa é reconfortante!
    Adoro sopas com peixe,a tua deve ser optima.
    Bj

    ResponderEliminar
  4. Risonha querida, apesar do tempo quente que está fazendo por aqui, eu comeria este peixinho ensopado com muito prazer!! Adorei este prato e separei para preparar em casa, quando o frio chegar... você faz cada comidinha deliciosa, amiga...
    Beijo grande!

    ResponderEliminar
  5. Hummm...muito apetitoso esse Caldo!!

    ResponderEliminar
  6. mais um prato delicioso como tudo que fazes!!!
    adorei esse caldinho
    bjs

    ResponderEliminar
  7. Risonha o teu peixinho está com cara de muito bom!!!Obrigada pelas tuas visitas na minha cozinha:))Eu vim aqui logo no meu inicio mas tu não me deste bola minha marota.Um beijinho grande Vitor:))--

    ResponderEliminar
  8. Cá por cima o frio também está de rachar, não é só aí, acredita. Vim agradecer a visita e fui ficaaaaando...

    Bj.

    ResponderEliminar
  9. Oi Risonha, seu prato ficou lindo

    bjks

    ResponderEliminar
  10. Minha querida Risonha foi desta sim senhora!Deste que vocês arranjaram essa modernice para comentar que eu não era capaz de comentar nem a ti nem a outra...sim sei que sou naba não é perciso tu dizeres:)) Tu sabes que um destes dias os teus comentários vinham todos para o meu blogo que rica mousse.Já agora a tua receitinha está uma maravilha.Um beijinho...

    ResponderEliminar
  11. Risonha, quando quiser fazer um peixe, basta eu vir aqui no seu cantinho. Opções não faltam.
    Aproveito para convidá-la a participar do desafio do bem lá no meu blog. Sabia que existe o Dia do Vizinho?
    Bjs.

    ResponderEliminar
  12. Olá :)
    aqui nem em casa se está bem...que falta faz o aquecimento central...valham-nos as mantas :)

    e esse peixinho todo nham nham....

    beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  13. E chamas tu caldo a esta belissima sopa de peixe? O pão é o complemento ideal!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  14. Pois, com este frio só apetece mesmo coisas quentes e reconfortantes :).. Tá com óptimo aspecto esse caldo.
    bjinhus

    ResponderEliminar
  15. O peixinho está cá um apetite, cá no Norte tá com temperaturas negativas e nevou no fim de semana, bjs

    ResponderEliminar
  16. Já ia Risonha... até me desentorpecia os músculos faciais :)

    ResponderEliminar
  17. Adorei adorei. Com este frio ia já um ou dois pratos heheh

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....