Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 2 de agosto de 2008

SALADA DE LAPAS

Pois é... mais uma boa maré de lapas apanhadas na praia do Beliche.
Quando a maré está baixa e o Sr. Risonho vai à praia, é certo e sabido que traz sempre lapas para casa.
Desta vez foram feitas em salada. É uma forma muito agradável de comer as "bicharocas", ideal para aqueles fins de dias de calor, para quando regressamos da praia e não nos apetece estar com cozinhados muito elaborados.
Este é um petisco bem típico aqui da nossa zona.

Coloquei um tacho com água ao lume e deixei ferver. Pus as lapas dentro de um alguidar e deitei a água fervente por cima, deixando assim até a água arrefecer (desta forma os miolos das lapas vão separar-se da casca com toda a facilidade - é o que se chama escaldar as lapas).
Limpei bem os miolos de vestígios de areia e coloquei-os dentro de uma saladeira.
A seguir foi só juntar muita cebola e alho picado, salsa picada, azeite e vinagre e colocar no frigorífico para tomar gosto e refrescar, no mínimo por 2 horas.
Aproveitei que tinha pão duro em casa e fiz umas torradas com manteiga de alho e coentros.
Depois... bem... depois foi só gozar o final de tarde com este belo petisco.

Nota: para quem gostar delas ao natural (que é da maneira que eu mais gosto) ofereço este prato... quem é que se habilita?

11 comentários:

  1. Parecem um oriscos!
    Delicioso amiga, aqui é inverno, não esta um calor mas não chove e nem um frio para vestir belas blusas.
    Esse prato seria ideal para o final da minha tarde, manda um pouco tá kkk
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Quando eu e os meus irmãos eramos crianças e iamos para a praia.Adoravamos andar às lapas e mexilhões.A minha mãe depois fazia um arroz que era uma maravilha.Para mim fazia o arroz de mexilhão que era só o que eu gostava.Está divino.Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. As tuas lapas são lindas e tão fresquinhas que até sabe bem olhar para elas...
    Desde miuda que não como lapas, mas ainda me lembro do sabor a mar!
    Sortuda!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  4. Lapas ao natural? Sem tempero algum?
    Uma fatia de pao com lapas até ia bem ;)

    ResponderEliminar
  5. Fiquei morrendo de inveja. Nunca comi lapas.Parece ser delicioso. E que maravilha poderes ir andando a praia.

    ResponderEliminar
  6. Esta salada e este pãozinho..nham nham! Que belo aspecto.

    Beijokas

    ResponderEliminar
  7. Do que tu me foste lembrar...há anos, talves 10 ou mais que não como lapas...isso é tão bom! A minha mãe e as minhas primas iam para a praia (Ericeira) e aproveitavam a apanhá-las...depois era só comê-las e eu tinha para aí 12/13 anos...que coisa tão boa!!!

    ResponderEliminar
  8. Já tentei fazer lapas mas ficam sempre muito duras. como fazem para não ser assim? Vim de férias agora e apanhei mais para tentar mais uma vez. Escaldei e tirei da concha. Estão congeladas à espera de saber como as fazer. Podes dar-me uma dica?

    ResponderEliminar
  9. querida Anita, eu nunca congelei lapas.. será por isso que ficam duras?
    não podem ser escaldadas muito tempo, pois isso fará com que endureçam ainda mais.

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....