Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 17 de junho de 2008

FILETES DOS SANTOS

A receita vinha numa revista "Teleculinária" mas era chamada "Bacalhau dos Santos".
Como tenho cá em casa uma menina que não gosta de bacalhau, de vez em quando tenho que adaptar as receitas, por isso desta vez usei filetes de pescada para substituir.
4 filetes de pescada grandes (ou 3 postas de bacalhau conforme a receita)
2 cebolas grandes
3 dentes de alho
2 cenouras grandes raladas
100gr de presunto fatiado
5 carcaças
0,5dl de azeite
4 gemas
500ml de molho Béchamel
noz moscada q.b. (acrescentei eu)

Deixar descongelar os filetes e separá-los em lascas. Picar a cebola e os dentes de alho e picar o presunto.
Colocar o pão partido numa tigela e regá-lo com leite até que fique bem embebido. Espremer ligeiramente e reservar.
Num tacho aquecer o azeite com a cebola e os dentes de alho e deixar refogar até que a cebola fique transparente. Adicionar o presunto e a cenoura ralada e deixar refogar mais um pouco.
Juntar os filetes, mexer e deixar cozinhar por 5 minutos. Por fim acrescentar o pão, envolver bem e deixar cozinhar mais 5 minutos.
Retirar do lume e juntar as gemas. Regar com 400ml de molho béchamel e envolver bem o preparado. Juntar noz moscada a gosto.
Colocar num pirex, regar com o restante Béchamel e cobrir com pão ralado. Levar ao forno, pré-aquecido a 200º, até ficar douradinho.

21 comentários:

  1. Também já fiz esta receita e por acaso também substituí o bacalhau por filetes :)
    O teu ficou bem coradinho.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  2. Que receita maravilhosa Zezinha!!!
    Hummmm... com filetes ou com bacalhau comeria muito do mesmo jeito!!! hehehehehehe

    Bjundas

    ResponderEliminar
  3. Hummm adorei a adaptação, aqui na mesa também ficavam bem hehe

    ResponderEliminar
  4. E fizeste tu muito bem em substituir! Especialmente porque o bacalhau está em vias de extinção (como eu conto hoje lá no Caos). E provaste também que é possível fazer receitas saborosas e apetitosas sem contribuir mais para a extinção do bacalhau! Venham mais destas!

    Beijoca *
    Mariana

    ResponderEliminar
  5. Risonha ficou muito bom mesmo ao meu gosto adorei mesmo. Um bjo. Natércia...

    ResponderEliminar
  6. Se for para o bem do bacalhau... é uma boa substituição. Mas com bacalhau deve ficar uma maravilha também ;)

    ResponderEliminar
  7. Aposto que não ficou em nada inferior á receita original, a julgar pelo aspecto está mesmo a pedir uma garfada.

    Bj

    ResponderEliminar
  8. Oi Zezinha Risonha:
    Se tivesse sobrado uma queijadinha eu dava a você, isso é certo, mas elas se foram. E que receita mais bonita a sua!Confesso que pescadas são uma opção melhor, não gosto tanto assim de bacalhau. Beijos.

    ResponderEliminar
  9. Olá Zézinha,as duas meninas,mãe e filhota estão boas?adorei esta receita sinceramente,porque adoro pão na confecção da comida,está um prato lindo e com os ingredientes que leva deve estar muito saboroso,parabéns e obrigado pelos comentários.Bjito.

    ResponderEliminar
  10. Deve ter ficado excelente com os filetes (apesar de eu sempre preferir bacalhau ;D)... O que são carcaças? Bjs

    ResponderEliminar
  11. Parabéns Zézinha, deve estar Maravilhoso:)

    Bjo

    ResponderEliminar
  12. Engraçado, é uma variante do bacalhau espiritual, mas com presunto, cenouras e gemas. Bem interessante.

    ResponderEliminar
  13. Às vezes isto acontece, tenho que modificar uma receita para ficar ao nosso gosto. O seu jeitinho deu muito certo, ficou muito apetitoso.
    Bjs!

    ResponderEliminar
  14. Com bacalhau ou com filetes,esta receita deve ser muito boa. Esse aspecto douradinho dá vontade de meter o garfo!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Olá Risonha
    Com tanta variedade de cozinhar o bacalhau acho esta substituição pelos filetes muito interessante, é sempre uma forma diferente de cozinhar os filetes e tenho a certeza que ficou uma delicia!

    Beijocas***

    ResponderEliminar
  16. Está debaixo d'olho. Tenho no frigorifico 1 embalagem de molho béchamel a terminar o prazo.....acho que vou experimentar estes filetes!

    ResponderEliminar
  17. Essa receita está parecendo com uma que comi numa festa, parece muito bom, apesar de eu não ter o costume de preparar peixes... :)

    ResponderEliminar
  18. Parece ter ficado muito delicios, douradinho, umhum
    beijos

    ResponderEliminar
  19. Que plato riquisimo que debe ser esto! Fantastico! Me gustaria intentarlo...espero en los proximos dias!
    Un besito Risonha! :-D

    ResponderEliminar
  20. Apesar de adorar bacalhau acho que também fica muito bem com o peixe e deve ser delicioso.
    Beijinho

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....