Sugestões para oferecer ou para ler...


sábado, 8 de dezembro de 2007

EMPADÃO DE MARISCO

Há pouco tempo atrás recebi um mail de uma menina dos Açores, mais propriamente da Ilha Terceira, chamada Catarina, a dizer que gostava de visitar o meu blog e que já tinha procurado uma receita de empadão de marisco e que nunca tinha encontrado, por isso desafiou-me a publicar uma.... eu confesso que também andei à procura de receitas de empadão de marisco mas não encontrei. Não tive outro remédio senão ir para o meu "laboratório" (cozinha) e inventar um pouco... Espero que gostes Catarina!



Fazer um puré de batata e juntar meio pacote de creme de marisco (da Knorr ou de outra marca à escolha) e reservar.
Fazer um refogado com alho, cebola, azeite, um pouco de margarina, sal, pimenta, polpa de tomate e um pouco de vinho branco.
Depois do refogado apurado juntar o resto do pacote do creme de marisco e uma embalagem de mistura de marisco. Acrescentar um pouco de água e deixar cozinhar, mexendo de vez em quando até o marisco estar bem cozido.
Num tabuleiro colocar metade do puré de batata, por cima o preparado de marisco, cobrir com o resto do puré, pincelar com gema de ovo e por cima dispôr alguns camarões (previamente cozidos).
Levar ao forno por cerca de 15 minutos.
Nota: acho que uns coentros picados junto ao marisco tinham ficado a matar, mas lá tenho o problema da minha Risonha Júnior.... se coloco coentros ela já não come. Da próxima vez que faça a única rectificação que farei é deixar o preparado de marisco com menos molho, pois ao ir ao forno fez com que o puré de batata ficasse um pouco líquido. Mas de sabor ficou 5 estrelas.

Como vocês sabem na minha casa há sempre lugar para os animais... e recolher animais abandonados é a nossa especialidade... LOL.
Apresento-vos a Lira, uma gata abandonada que nós recolhemos, e que adora miar à porta após o jantar e vir meter o bedelho na cozinha, para ver se sobra alguma coisa para ela.
Aqui fica o registo de como até a Lira adorou o empadão de marisco... adorou de tal maneira que até já sabe comer à colher (se bem que a Risonha Júnior, com medo de ser arranhada, até calçou uma luva... eh eh eh).


26 comentários:

  1. hummm adorei este empadao,realmente bem original e tambem desconhecia...adorei a tua criacao...para nao falar da Lira nao e...que amei,mas eu sou suspeita pois adoro gatos

    beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Mulher, ando há 3 dias a tentar entrar aqui para espreitar as tuas receitas e só hoje finalmente consegui. Ficou por dizer que gostei imenso das migas de feijão.

    O empadão está com aspecto de comer e chorar por mais! Acho que fizeste muito bem em criar a tua própria receita.

    bjs

    ResponderEliminar
  3. ola,
    as vezes as melhores receitas surgem com invençoes e esta nao deve ser excepçao!
    A gatinha é linda e gulosa!!! Tb nao admira, é so petiscos!eheheh
    bj
    Lucia1(forum dos petiscos)

    ResponderEliminar
  4. Não sei se a Catarina gostou, eu adorei. Claro que vou usar coentros e muitos... lol
    A gatinha Lira é linda e tu também...
    Beijitos.

    ResponderEliminar
  5. anna, eu sou linda e tu tens falta de vista.. lol
    sabes o que é mais curioso? sempre detestei gatos... adorava cães mas nunca gostei de gatos.
    mas esta coitada era tão pequena e indefesa que eu não fui capaz de lhe voltar as costas... e hoje somos grandes amigas.

    ResponderEliminar
  6. Deve ser delicioso,e diferente...eu adoro empadão...receita guardada (sorrisos)...beijinhos doces

    ResponderEliminar
  7. Risonha, que gatinha linda! Que fofo ela comendo de colher, hehehe.
    Seu blog é ótimo, mas infelizmente não carrega bem por aqui... :(

    ResponderEliminar
  8. Olá já visito o seu blog à muito tempo mas nunca deixei nenhuma opiniao, aproveito agora para lhe dar os meus parabéns pelas receitas bem como pelo cuidado que presta ao seu blog mantendo-o sempre actualizado, o que nao deve ser nada fácil com a vida agitada que hoje em dias as pessoas levam.
    Devo dizer que já a tinha em boa consideração por tudo o que vai escrevendo e relatando ...mas este comentário acerca de recolher animais abandonados, só veio reforçar a ideia de que de facto é uma boa pessoa. Bem haja e continue com o excelente e delicioso blog

    ResponderEliminar
  9. Não tenho muito jeito para empadões. Lá está...nem sempre a consistência é a desejada.Os moles escorrem por todo o lado e os duros...também não são agradáveis. De marisco nunca me tinha passado pela cabeça. É uma ideia!
    Uma vez tinha cá muito salmão e aproveitei-o em empadão(mas levou coentros)Ficou bom. Variar é preciso!
    bom fim de semana

    ResponderEliminar
  10. K ternura,eu adoro gatinhos mas não os psoso ter sou alergica.Mas já tive uma gatinha k tinha exactamente o mesmo nome,ela ea tão esperta,mas tive de leva-la para casa dos meus pais,até chorei.
    O médico diz k posso ter mas não dentro de casa e eu moro num apartamento e não vou ter o bicinho preso numa varanda.Trata bem essa gatinha linda eles são uns amores.
    Bjinhos linda.

    ResponderEliminar
  11. Bem interessante e com muito bom aspecto...

    ResponderEliminar
  12. Risonha minha amiga, que grande invenção, tem um aspecto delicioso e se a lira lindona gostou é porque só pode estar divinal

    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. eheheh... amiga, adorei as fotos da gatinha...ihihi
    já sabia que eras uma querida mas depois dessas fotos mais mais tua fan...eheh

    Quanto ao empadão... só mesmo tu ihihi
    és uma "inventora" de primeira, simplesmente adorei.

    Bjokas e um óptimo domingo

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que aceitou o desafio...olha que receita maravilhosa que surgiu..:]
    Parabéns e beijinhos, tá?!

    ResponderEliminar
  15. Que linda gatinha!!!E que coração bom o de vocês hein!

    Creme de mariscos...... nunca vi, vou sapear!

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  16. eu não gosto de marisco.. MAS adorei a idéia !!!!!!!! receita anotada...

    bjs ;)

    ResponderEliminar
  17. Numa breve leitura aos comentários ao blog da Risonha reparo que o m aior número é d!além Atlantico. Parabéns por chegares tão longe e pelos slides apresentados. Notei a tua falta na Vila.
    Um beijinho amigo

    ResponderEliminar
  18. Gostei muito desta nova versão para empadão! Que rica invenção! Quanto à gatinha, que coisa tão fofinha!!! Tal como tu, também não achava grande graça aos gatos. Preferia, sem dúvida, os cães. Mas desde que o Tobias foi lá para casa, mudei completamente a minha opinião. Eu até acho que ele "sabe" que eu gosto de cães. Por vezes, eu atiro uma bola e ele vai buscá-la (como os cães fazem)! Mas só, às vezes, ou não fosse ele um gatinho muito senhor das suas vontades!!! Adoro-o!

    Beijinhos a ti e ronronadelas do Tobias à Lira(ele nunca teve nenhuma babe)! Lol

    ResponderEliminar
  19. Mais uma receita que deve ser de comer e chorar por mais.Lembrou-me um empadão de marisco que a minha mãe fazia. Vou tentar encontrar a receita para fazer um destes dias.
    Adorei a gatinha. Já deves ter reparado que sou apaixonada por gatos.
    Bjokas
    Ana

    ResponderEliminar
  20. Adoro empadão, recheado assim então, deve ser mesmo uma delícia! Estava visitando o site de seu local de trabalho, gostaria de passar minhas férias num lugar lindo assim!

    ResponderEliminar
  21. k bonito empadão amiga ...e k delicioso ficou..........de resto com os animais és linda mulher e tenho muito orgulho em ser tua amiga.....bjokas

    ResponderEliminar
  22. Muito boa a idéia, mas não sei se tem creme de mariscos no Brasil. Será que dá para substituir por outra coisa?
    bjs.

    ResponderEliminar
  23. Empadão de marisco não deve ser muito comum, pelo menos nunca tinha ouvido falar. Esse "laboratório" é uma caixinha de surpresas!!
    Ah... um miminho para a Lia que é parecida com a minha gata querida, a Pretinha!
    Bjs

    ResponderEliminar
  24. Uahhh.....fiquei radiante com o teu blog!!!
    Este empadão parece ser bom!
    Vou experimentar!:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....