Sugestões para oferecer ou para ler...


terça-feira, 13 de novembro de 2007

FRICASSÉ DE SALSICHAS FRESCAS

Confesso que desde que vi no blog da Colher de Pau esta receita a palavra fricassé não me saía da cabeça... é que me andava mesmo a martelar as ideias!
Então resolvi "Tenho que fazer"... chego a casa e deparo que não tenho bifanas como pedia na receita. E agora???? E eu que estava com tanta vontade de comer um fricassé.
Bem.... como não havia bifanas foi com salsichas frescas mesmo e ficou muito bom.
Desculpa lá Colher de Pau por ter "adulterado" a tua receita, mas tive que improvisar.

8 salsichas frescas em pedaços
1 cebola pequena
1 colher de sopa de azeite
1/2 copo de vinho branco
sal e pimenta q.b.
sumo de 1 limão
3 gemas
1 colher de café de mostarda
1/2 copo de leite
salsa picada q.b.

Picar a cebola e alourar no azeite. Juntar as salsichas em pedaços, temperar com sal e pimenta a gosto, acrescentar o vinho e deixar estufar.
À parte misturar as gemas com o sumo de limão e a mostarda. Assim que as salsichas estiverem cozinhadas juntar o molho das gemas, fora do lume, acrescentar o leite e mexer rapidamente para não talhar.
Levar novamente ao lume, com o fogão no mínimo e deixar cozinhar por mais 2 ou 3 minutos, mexendo sempre, até o molho engrossar um pouco. Polvilhar com salsa picada e servir com acompanhamento a gosto.
Cá em casa foi acompanhado com tiburones tricolores.

Nota: como já era de esperar a Risonha Júnior não gostou muito.... "Mãe, que côr é esta que o molho tem?".... eu, que já esperava esta pergunta, disse-lhe que eram umas natas novas que eu tinha comprado, mas ela olhou para mim com aquele olhar desconfiado.... LOL
Acredito que este prato fique mais saboroso com as bifanas do que com as salsichas, mas deu para matar a vontade enorme que eu tinha de comer um fricassé.

12 comentários:

  1. Risonha a mim me pareceu uma delícia!! Agora aprendi salsichas frescas é pra nós linguiça fresca, legal. Obrigada por ensinar!

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei com desejos quando vi as bifanas de fricassé da Colher de Pau! Estas salsichas também têm muito bom aspecto.
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. ó coisa boa!!! Também fiz fricassé de lulas ontem, que giro!!! Mas fiz de lulas...
    Beijoca enorme
    (Adorei no teu comentário! MUUUUUUITO!!!)

    ResponderEliminar
  4. Hummmm.... aspecto divino!!! Babei!!!!

    Bjundas

    ResponderEliminar
  5. Olha que adorei a tua substituição...

    tem um aspecto delicioso... os miúdos não sabem o que é bom :-)

    bjokas

    ResponderEliminar
  6. k delicia de fricassé só a semana passada fiz pela primeira vez com frango adorei...recitinha a postar brevmnte..mas as tuas salsichas até ficaram bué d fixes......bjokas minha querida

    ResponderEliminar
  7. Risonha, tu és o máximo dos máximos... Adoro a tua criatividade ligada a um grande sentido prático.
    Acreditas que passo por aqui, sempre que não sei o que fazer para o jantar?
    Beijokinhas.

    ResponderEliminar
  8. Que boa idéia!
    Meu filho Thiago vai adorar, ele ama tudo que leva salsichas.
    Que bom que você tb gosta de fazer pães.Naquela receita você pode substituir 1 xícara(chá) de farinha de trigo por uma de aveia flocos finos. Fica ótimo também.
    Bjs!!!

    ResponderEliminar
  9. Hummmmm, já fiz fricassé de frango, então o próximo será de linguicinhas, muito bom!!!

    Agora, os pequenos são demais mesmo, a gente tenta 'dar uma volta', e eles 'percebem' o truque...

    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  10. amiga adorei esta tua receita, se tinha alguma duvida em experimentar, com este aspecto, acabaram as duvidas...ehehehehehe

    jinhos

    gosto muito de ti.

    nari

    ResponderEliminar
  11. Bem original este fricassé.

    Já servia para o meu almocinho, que a fominha já cá está.

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Meu maridão comprou um frango de 3 kg para fazer fricassé, acho que vou guardar e fazer as sua receita. beijinhos

    ResponderEliminar

Comentem e deixem a vossa opinião. Beijinhos da amiga Risonha, daqui de onde a terra acaba e o mar começa....